Mal uso das Redes Sociais Podem causar problemas!

"A internet é um lugar público";Isso mesmo!!, centenas de pessoas vêem o que você escreve no seu Twitter ou aquela foto que você posto ontem no seu Orkut , tudo isso pode ser visto por "milhares de pessoas", então é necessário saber o que podemos ou não fazer em certos sites. Veja algumas dicas de como se portar nas redes sociais:

       
 -"Cuidado com as fotos"!. Não é proibido criar álbuns no Orkut,Facebook ou Flickr, mas o bom senso é fundamental, evite fotos consideradas comprometedoras, se for colocar algo relacionado a empresa, verifique antes se você pode postar aquela imagem e se ela poderá de alguma forma constranger alguém,como por exemplo:...."aquela foto que você colocou no seu orkut  do(a) seu(ua) amigo(a) completamente Bêbado na festa do sábado e esqueceu que o pai dele(a) tem um orkut...
.(obs: isso aconteceu comigo --')

     - "Pense antes de Twittar"!. Para quem possui perfil no Twitter, essa é a dica principal, se você não gosta do seu chefe, está insatisfeito com sua empresa ou não concorda com as atitudes de algum colega de trabalho, o Twitter não é o lugar ideal para discutir isso. É necessário cuidado também com assuntos de caráter muito pessoal, ninguém precisa saber que você levo um chifre do seu namorado...que você chegou babado daquela festa...ou que não gosta de determinadas pessoas, guarde isso para uma conversa pessoal com seus amigos. 

     3ª- "Essa dica é quase um clichê" --' , mas é sempre bom reforçar. Se você está procurando emprego ou mesmo para quem já está trabalhando, cuidado! com as comunidades e grupos dos quais participa. Algumas empresas podem encarar comunidades como “eu odeio acordar cedo” como brincadeiras, porém outras podem te achar um preguiçoso,vagabundo que dorme até meio dia e ainda dá aquela desculpa pro chefe "Minha sogra morreu"  então por isso!! pense bem antes de participar.

   - "Palavrões". Falar palavrão em uma roda de amigos é a coisa mais comum hoje em dia! (é claro se você não for crente..ou sua mãe daquela que te deixa sem PC uma semana só porque você chamo seu irmão de "Filho da fruta") , mas evite certas palavras em ambientes virtuais, principalmente no Twitter, pois se suas mensagens não são bloqueadas, todos poderão ver e isso poderá comprometer sua imagem.

    - "Quando criar seu perfil" no Twitter ou em qualquer outra rede social, pense primeiro se aquele será um perfil profissional para promover sua empresa ou um perfil pessoal. Existem algumas pessoas que utilizam o mesmo cadastro para as duas finalidades, não há nenhum problema nisso, é necessário apenas um pouco mais de cuidado na hora de postar suas mensagens, pois ao mesmo tempo que seus amigos acompanham seu perfil, seus clientes, colegas de trabalho e até mesmo seu chefe também. Por isso é interessante analisar se você consegue administrar esses 2 públicos em um único perfil ou a melhor alternativa é criar outro.
                                  
                    
  •    Pessoas que sofreram devido o mal uso das Redes Sociais!
    E mais uma vez alguém "perdeu o emprego devido Twittar sem pensar", dessa vez foi na Editora Abril.  O jornalista Felipe Milanez, editor da revista National Geographic Brasil, foi "demitido" devido postar críticas a revista Veja em seu Twitter pessoal. Não vou entrar no mérito se a demissão foi justa ou não, o fato é que as redes sociais possuem uma grande influência da sociedade e estão cada vez mais presentes no ambiente corporativo.  (o que acaba prejudicando muita gente,principalmente as que expõem  sua verdadeira personalidade)
          

     Recentemente um caso parecido aconteceu com a Locaweb, na qual um diretor comercial foi demitido por ofender a torcida do São Paulo, time patrocinado pela empresa, em seu Twitter. Algumas organizações já estão cientes que o monitoramento de suas marcas na internet é essencial e os funcionários devem saber disso. Esse alerta não vale apenas para grandes corporações, pois mais uma vez: "internet é um lugar público!!"




      Pense que assim como aconteceu com esses dois profissionais, você também pode ser monitorado. É claro que ninguém precisa ficar com medo de postar alguma coisa e ser demitido, não é bem assim, se as redes sociais fossem censuradas, "não poderiam ser chamadas assim". Lembre sempre que esses sites foram feitos para estabelecer interações e compartilhar informações, é necessário apenas filtrar o que deve ser compartilhado e o que deve ficar apenas para você.